O ciclo junino chegou ao fim, mas será homenageado durante todo o restante do ano pela professora e cantora Lourdinha Oliveira. Professora aposentada e sindicalizada ao Simpere, a artista tem um perfil bastante eclético, já dividiu o palco com Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Geraldinho Lins, Alcymar Monteiro entre outros, é a homenageada do mês aqui no site.
Com mais de 20 anos de carreira, Lourdinha Oliveira traz a música no DNA. Filha de sanfoneiro, desde criança fazia apresentações musicais. Nascida no agreste alagoano, Lourdinha mudou-se para Recife ainda na adolescência para se dedicar aos estudos e à música. Formou-se em pedagogia e se tornou professora da rede municipal do Recife, mas a música sempre foi seu sonho de menina.
Construiu sua carreira musical no Recife influenciada por Núbia Lafayette, Ângela Maria, Dalva de Oliveira, tanto que recebeu o título de “A Voz romântica de Pernambuco” do radialista e apresentador Ednaldo Santos. Lourdinha não se afastou das raízes nordestinas. Dos nove álbuns gravados, três são dedicados ao autêntico forró de Luiz Gonzaga, Marinês, Jackson do Pandeiro. “Para mim o forró é o ritmo que mais que expressa o sentimento nordestino. Como intérprete, procuro levar esse sentimento a cada lugar que eu canto”, explicou.
Em 2005, gravou o 5º CD e o primeiro de forró, “Lourdinha Oliveira no forró” com participação especial de Petrúcio Amorim. Nos anos seguintes gravou “Lourdinha Oliveira e amigos do forró” já com participação de grandes nomes como Santana, Petrúcio Amorim, Irah Caldeira, Daniel Bueno, Alcymar Monteiro, e o 7° álbum, Tributo a Marinês. “Quando conheci Marinês, disse que faria um trabalho especial para ela. Cumpri minha promessa como uma forma de agradecer à grande artista que ela foi”.
Com reconhecimento nacional, Lourdinha traz em sua trajetória momentos de grande sucesso como a apresentação no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, no Campo de São Cristovão, Rio de Janeiro, além de apresentações em São Paulo, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e, claro, em Pernambuco.